Lançamento do livro

O Lançamento do livro “A alma da escola do século XXI – Como conseguir a formação integral dos alunos”, de João Malheiro, aconteceu no dia 10 de agosto de 2010 na Livraria Leonardo da Vinci.

Veja como foi o evento:

Resenha:

O livro denuncia com veemência possíveis miopias existentes nas atuais políticas educacionais, as quais orientam a formação dos professores e suas práticas pedagógicas apenas para satisfazer a dimensão terrena dos alunos, desprezando outras mais elevadas.

Desde os tempos mais remotos, educar sempre objetivou que o aluno seja uma pessoa humana completa, formada em suas dimensões racionais, volitivas, afetivas, sociais e espirituais. Diversos filósofos apontaram que o homem é um animal político, como Aristóteles em Ética a Nicômaco e, mais recentemente, MacIntyre em Animais racionais dependentes: Por que o ser humano precisa de virtudes. Possui alma e corpo, e está destinado a ser feliz na harmonia consigo mesmo e com os demais. Por isso, ninguém se torna realizado conseguindo apenas um emprego, por mais qualificado e prestigioso que seja. O aluno precisa enxergar antes uma dimensão ética na realização de seu futuro trabalho para viver feliz e amadurecer ao longo da vida.